Quando um profissional assume sua primeira liderança formal, nem sempre ele reconhece o fato de que a partir deste momento possui duas equipes: sua primeira equipe é aquela na qual é membro e a segunda é formada por seus liderados. A falta de clareza em relação a essa questão, traz como resultado um fenômeno muito comum: o líder passa a enxergar seus liderados como sua primeira equipe.
Na prática, o foco nos resultados de sua equipe de liderados, tende a trazer ao menos um desses desdobramentos, senão todos:
- afastá-lo dos pares;
- envolvimento excessivo com tarefas operacionais;
- dificuldade para compreender necessidades individuais dos liderados;
- foco em uma liderança técnica e pouco voltada para o lado humano.
Nossa proposta de trabalho possui três objetivos principais:
1. Autoconhecimento, a fim de que o profissional compreenda seu próprio potencial;
2. Entendimento do papel do líder;
3. Desenvolvimento do estilo próprio de liderança, que traga segurança para atuação do profissional.
As sessões serão pautadas por discussões sobre desafios do dia a dia e desenho de soluções conforme o estilo do líder. E o foco durante as sessões é ampliar a visão do líder, bem como ajudá-lo a desenvolver duas competências essenciais para o desempenho dessa nobre função: Comunicação e Feedback e Gestão de Necessidades Individuais.
Nosso método de abordagem é inspirado em quatro modelos teóricos consagrados: Liderança Situacional, Liderança Centrada na Ação e As Cinco Disfunções da Equipe.
O Birkman é uma avaliação multidimensional, que permite enxergar a dinâmica de comportamentos de um indivíduo em situações nas quais suas necessidades são atendidas e naquelas nas quais isso não ocorre.
O Comportamento Usual é o comportamento socialmente aprendido, que pode ser visto pelas outras pessoas como a forma natural de se relacionar com o mundo. São os pontos fortes do profissional, ou em outras palavras, é o como ele entrega suas competências comportamentais quando motivado.
As Necessidades são necessidades implícitas raramente vistas pelas outras pessoas, mas que esclarecem as necessidades motivacionais, indicam o ambiente preferido e, muitas vezes, revela pontos fortes interiores.
O Comportamento sob Tensão é o comportamento contraproducente, frustrado, que é fácil de observar. É uma resposta natural – embora a pessoa às vezes não se de conta –quando as Necessidades Subjacentes não são atendidas num período prolongado de tempo. Pode ser visto por outras pessoas como defensivo, reativo, desconfortável e dispendioso. Possíveis armadilhas comportamentais, que poderão impactar os resultados.
As Áreas de Interesse indicam o que um indivíduo prefere fazer e como prefere direcionar suas energias. São medidas em 10 escalas que se correlacionam muito bem em mais de 160 papéis ocupacionais e carreiras.
Gerenciamento de Carreira que revela o grau de compatibilidade do profissional em relação a diferentes cargos e carreiras. Quanto maior a similaridade, maior a probabilidade do profissional ser bem sucedido no ramo de atuação. Também revela o estilo de liderança com o qual o profissional tem maiores chances de sucesso.
O Foco Organizacional oferece informações sobre a orientação do indivíduo em relação ao trabalho e sua aptidão. Identifica o enfoque natural para a resolução de problemas e o método utilizado para se envolver e influenciar pessoas.