Betel vf2018_comfortaa_G.png

ISTJ

Introversion + Sensation+ Thinking + Judgement
Sérios, reservados e pragmáticos. Enxergam a vida com bastante realismo. Tomam decisões de acordo com dados e fatos concretos, baseados em suas experiências. São organizados, metódicos e práticos, e geralmente se destacam por sua capacidade de enxergar detalhes importantes e agir com precisão. Ao se comunicar descrevem as situações exatamente como elas são, apresentando as informações de maneira estruturada e lógica. São considerados discretos, mas pessoas responsáveis e amigos leais.

 

ATITUDE QUE DETERMINA NOSSA PREFERÊNCIA PARA BUSCAR ENERGIA

EXTROVERSÃO - E

Seu foco está no mundo exterior e encontra energia quando envolvidos com a ação. São espontâneos, comunicativos e buscam a interação social.

INTROVERSÃO - I

Seu foco está no mundo interior e encontra energia quando envolvidos com seus pensamentos. São reservados, reflexivos e seletivos socialmente.

 

PROCESSO MENTAL QUE EXPLICA COMO PREFERIMOS PERCEBER A REALIDADE

SENSAÇÃO - S

Coletam informação utilizando os cinco sentidos. Confiam em dados, fatos concretos e em experiências passadas.
São realistas e práticos.

INTUIÇÃO - N

Coletam informações utilizando a intuição. Confiam em conceitos e ideias abstratas e enxergam possibilidades futuras. São imaginativos e criativos.

 

PROCESSO MENTAL QUE EXPLICA COMO PREFERIMOS TOMAR DECISÕES

PENSAMENTO - T

Decidem com base na lógica e em princípios universais. São objetivos,  racionais e valorizam resultados.

SENTIMENTO - F

Decidem com base em sentimentos e valores. São empáticos, pessoais e valorizam os relações.

 

ATITUDE QUE EXPLICA NOSSA ORIENTAÇÃO PARA PLANEJAMENTO

JULGAMENTO - J

Têm estilo de vida estruturado.

São decididos, sistemáticos e planejados em busca de objetivos. Valorizam métodos e organização.

PERCEPÇÃO - P

Têm estilo de vida adaptável. São abertos, situacionais e interessados em novas experiências. Valorizam espontaneidade e flexibilidade.

 
Características do tipo ENFP

ISTJs são pessoas comprometidas com suas responsabilidades. Observam a realidade a partir de fatos concretos, analisando as informações e averiguando sua veracidade. Agem com prudência, conforme suas experiências e aprendizados. Por serem pragmáticos e factuais, são percebidos como pessoas “pés no chão”, mas confiáveis e que transmitem segurança.

 

Preferem interações um a um, pois são reservados e seletivos socialmente. São observadores e levam um tempo para considerar as pessoas confiáveis. Quando encontram pessoas com as quais se identificam estabelecem relações duradouras e pautadas na reciprocidade, pois muito valoriza ser justo com as pessoas. Embora valorizem o sentimento de pertencimento, precisam de tempo sozinhos ou atuar em pequenos grupos. Podem se cansar de pessoas extravagantes, que falam demais sobre coisas intangíveis.

 

Levam a sério suas tarefas. Procuram planejar suas atividades cuidadosamente e são organizados, metódicos, detalhistas e cumpridores de prazos. Seu compromisso com a qualidade e preocupação ao gerir recursos também são aspectos notáveis.

 

Gostam de lidar com dados e fatos, confiam na experiência e na prática muito mais do que em teorias e conceitos. Sentem-se especialmente confortáveis quando trabalham em ambientes organizados, com regras e procedimentos claramente definidos e onde as mudanças são planejadas, gerando estabilidade e previsibilidade. Apreciam a sensação de dever cumprido ao realizarem suas entregas. 

 

Naturalmente, o oposto disso tudo pode gerar estresse. Ambientes desorganizados, mudanças repentinas, falta de informação e ideias abstratas que lhes pareçam ambíguas, podem fazer com que se sintam inseguros e irritados com a situação.  Pessoas que deixam coisas para última hora e que agem por impulso ou se excedem em improvisações, tendem a tirá-los do sério.

 

Sob estresse, tendem inicialmente a supervalorizarem as informações ausentes em detrimento das que dispõe, tornando-se detalhistas, críticos e resistentes a mudanças ou ideias incomuns. Em níveis mais profundos de estresse, podem revelar insegurança e pessimismo, “profetizando” os piores cenários possíveis.

 

No trabalho, buscam atividades nas quais possam lidar com dados e fatos, números, informações e nos quais seja importante organização. São vistos como ótimos administradores. Lidam bem com rotinas administrativas e detestam ambientes imprevisíveis. Gostam de seguir horários de entrada e saída, embora seu senso de responsabilidade por vezes faça com que fiquem até tarde trabalhando, até que as tarefas programadas para o dia sejam finalizadas. Costuma precisar de ajuda para usar a criatividade e para enxergar desdobramentos futuros com mais otimismo.

 

São líderes tradicionais, que fazem muito bem o papel de controle e direcionamento. Costuma determinar as tarefas dos liderados, sendo bastante claros em relação ao resultado esperado para a tarefa e, às vezes, específicos em relação à forma. Evitam delegar, até que o liderado lhes conquiste a confiança.


Como cônjuges, tendem a ser previsíveis. Seu senso de dever e lealdade natural faz com que revelem disponibilidade para  prover à família conforto e segurança. Indica respeitar as tradições, como a celebração de datas comemorativas e considerar importante eventos sociais tradicionais. Exercem a autoridade de pai ou mãe com naturalidade. Sabem se impor e não tem a menor dificuldade em cobrar e serem “chatos”. São rigorosos especialmente em relação à educação e desempenho escolar. Sua exigência é compensada por uma entrega total no que tange a dar suporte aos filhos. Farão o que estiver ao seu alcance para lhes proporcionar segurança e bem estar. 

Pontos fortes
  • Atenção a detalhes e capacidade de análise de dados e fatos concretos;
  • Facilidade para organizar e agir de forma sistemática em busca de objetivos;
  • Bom senso ao argumentar e discurso apoiado por evidências e informações comprovadas;
  • Compromisso com os acordos firmados com as pessoas;  
  • Controle atento de prazos e indicadores de qualidade, agindo fortemente na prevenção de problemas;
  • Senso de responsabilidade para seguir planos, cumprir regras e procedimentos estabelecidos.
Armadilhas do tipo
  • Excesso de preocupação com detalhes menos relevantes;
  • Rigidez em relação ao cumprimento dos planos, resistindo a eventual necessidade de mudança;
  • Tendência a ser crítico, por vezes supervalorizando o que está “faltando”;
  • Pode ter dificuldade de delegar, em razão de seu rigor e falta de confiança de que o outro fará as tarefas conforme seu padrão de qualidade;
  • Pode parecer rude em razão de ser muito direto ao tecer críticas;
  • Dificuldade para enxergar desdobramentos futuros de maneira positiva.
Sugestões para desenvolvimento
  • Invista tempo para vivenciar experiências sensoriais agradáveis, como praticar atividades físicas relaxantes, apreciar músicas harmoniosas, contemplar a natureza ou realizar refeições especiais;
  • Reconhecer a si mesmo em relação às suas conquistas e realizações, por meio de celebrações e auto-recompensa;
  • Pedir apoio para pessoas de confiança, no sentido de que os ajudem a encontrar soluções criativas, quando se sentir sem saída;
  • Reconhecer quando é desnecessário investir tanto tempo em busca da “perfeição” em suas entregas;
  • Esclarecer sua necessidade de dados concretos, quando diante de pessoas com comunicação  eivada de ideias e interpretações em relação aos fatos;
  • Encontrar momentos nos quais possa descontrair e se permitir “brincar” e agir com espontaneidade;
  • Encarar mudanças como oportunidade de novos aprendizados e experiências;
  • Quando estressado pode ser útil mudar o foco para pequenos projetos que possa concluir rapidamente.