Betel vf2018_comfortaa_G.png

ENTP

Extraversion + Intuition + Thinking + Perceiving
Energizados, criativos com interesses diversos. Procuram tornar possível investir tempo em seus interesses diversos. Enxergam padrões com facilidade, conectando ideias, conceitos e teorias com dados e fatos. São comunicativos e bons de argumentação, envolvem-se em debates quando encontram no interlocutor alguém que os desafiem a pensar, sem necessariamente terem a expectativa de chegarem a alguma conclusão concreta. São bastante imaginativos e ao adicionarem sua capacidade de pensar com lógica, conseguem transformar ideias em projetos inovadores. Valorizam atividades que os desafiem intelectualmente.

 

ATITUDE QUE DETERMINA NOSSA PREFERÊNCIA PARA BUSCAR ENERGIA

EXTROVERSÃO - E

Seu foco está no mundo exterior e encontra energia quando envolvidos com a ação. São espontâneos, comunicativos e buscam a interação social.

INTROVERSÃO - I

Seu foco está no mundo interior e encontra energia quando envolvidos com seus pensamentos. São reservados, reflexivos e seletivos socialmente.

 

PROCESSO MENTAL QUE EXPLICA COMO PREFERIMOS PERCEBER A REALIDADE

SENSAÇÃO - S

Coletam informação utilizando os cinco sentidos. Confiam em dados, fatos concretos e em experiências passadas.
São realistas e práticos.

INTUIÇÃO - N

Coletam informações utilizando a intuição. Confiam em conceitos e ideias abstratas e enxergam possibilidades futuras. São imaginativos e criativos.

 

PROCESSO MENTAL QUE EXPLICA COMO PREFERIMOS TOMAR DECISÕES

PENSAMENTO - T

Decidem com base na lógica e em princípios universais. São objetivos, impessoais e valorizam resultados.

SENTIMENTO - F

Decidem com base em sentimentos e valores. São empáticos, pessoais e valorizam os relações.

 

ATITUDE QUE EXPLICA NOSSA ORIENTAÇÃO PARA PLANEJAMENTO

JULGAMENTO - J

Têm estilo de vida estruturado.

São decididos, sistemáticos e planejados em busca de objetivos. Valorizam métodos e organização.

PERCEPÇÃO - P

Têm estilo de vida adaptável. São abertos, situacionais e interessados em novas experiências. Valorizam espontaneidade e flexibilidade.

 
Características do tipo ENFP

ENTPs se energizam com a ideia de mudar sua realidade. Utilizam sua capacidade de abstração e uso da imaginação para construir projetos de mudanças. Como são muito imaginativos e inovadores, costumam perseguir oportunidades de transformarem seus projetos em realidade no longo prazo.

 

Valorizam a interação social e apreciam trabalhar com pessoas independentes. Compartilham seus conhecimentos e são convincentes mesmo ao tratar de assuntos fora de seu domínio de interesse. São amigáveis e costumam mostrar empatia. Demonstram interesse em estabelecer conexões especialmente com pessoas que respeitam pelo conhecimento, pois gostam de debater assuntos diversos. Exercem naturalmente influência em razão do repertório diverso que normalmente possuem e de sua facilidade de argumentar. Embora interajam com um grande número de pessoas, são seletivos socialmente e normalmente possuem critérios ao estabelecer grupos sociais de acordo com seus diversos temas de interesses. 

 

Procuram enxergar o todo e visualizar desdobramentos futuros de suas tarefas. São inventivos e apreciam conceitos e teorias, mais do que aplicação prática e empirismo. Tendem a dar mais atenção a ideias do que a dados e fatos concretos. Apresentam tendência a agir de acordo com estratégias próprias e a transformar ideias em projetos. São flexíveis, adaptáveis e naturalmente inovadores, inclusive para encontrar soluções diferenciadas para questões complexas.

 

Gostam de autonomia e liberdade para inventar maneiras diferentes de fazer as coisas. Sentem-se estimulados por mudanças, encarando-as como oportunidade  de criar novos projetos e de obter novas experiências. Possuem especial  apreciação em contribuir com ideias originais e sentir que são reconhecidos por sua capacidade de inovação.

 

Por serem estimulados pelo novo, tendem a mudar rapidamente o foco, denotando dispersão, e apresentar dificuldade em manter o foco quando o trabalho se torna rotineiro ou, em sua visão, de pouco valor intelectual, perdendo rapidamente o interesse. Ter que lidar com muitos detalhes e a necessidade de ser rigoroso com horários, prazos e regras, também podem causar estresse, além de desmotivação.

 

Sob estresse, podem parecer excessivamente estimulados e focados naquilo que estão fazendo. Ao interagir socialmente, tendem a se tornar excessivamente críticos e manifestarem suas contradições de maneira provocadora. Podem insistir em debates, podendo inclusive se tornarem competitivos. Em níveis mais profundos de estresse, costumam se isolar, nutrir sentimentos conflitantes sobre vivências passadas, algumas vezes forçando a barra para encontrar explicações lógicas outras simplesmente sentindo uma brusca queda energia e aumento de impaciência com interações.

 

No trabalho, sua imaginação com lógica tendem a levá-los para áreas que demandam projetos inovadores ou desenvolvimento de produtos. Costumam apreciar ambientes onde possam debater com profundidade assuntos sobre áreas de seus interesses. Gostam de interagir com pessoas e lidar com teorias, bem como trabalhar com autonomia. Precisam de tempo para conectar suas ideias à realidade. São refratários quando diante de líderes sem conhecimento comprovado. Resistem a controles, regras que lhe pareçam infundadas e processos de trabalho imutáveis. Podem se cansar facilmente com rotinas administrativas e precisarem de suporte para implementação e gerenciamento de informações detalhadas. 

 

São líderes treinadores, que assumem o papel de liderança em razão de sua facilidade para orientar e influenciar as pessoas. Costumam ensinar e buscarem convencer seus liderados a seguirem suas diretrizes. Podem oscilar entre momentos nos quais irão mostrar boa vontade para compartilhar uma visão macro sobre os negócios e momentos nos quais vão agir com certa impaciência, ao cobrar a realização de tarefas e resultados específicos. 

 

Como cônjuges, tendem a ser amigáveis, falantes e mostrarem boa vontade para participarem de eventos sociais. Seu cônjuge pode esperar alguém disposto a compartilhar conhecimentos sobre assuntos diversos. São capazes de surpreender ao proporem programas em família diversificados e imprevisíveis. Caso as finanças estejam a seu cargo, podem ser ousados em suas decisões, assumindo riscos. Geralmente costumam falar de assuntos diversos, vão preferir falar sobre assuntos abstratos e debater ideias e teorias sobre temas complexos e abrangentes. Podem precisar de espaço para expressar sua individualidade. Como pais são excelentes professores e incentivadores, embora muitas vezes podem se tornar críticos e exigentes ao lidar com seus filhos, especialmente em relação ao desempenho no aprendizado formal.

Pontos fortes

 

  • Capacidade de abstração para estabelecer relações entre dados e conceitos ou teorias de forma lógica, resultando em inovação;
  • Fluência verbal e facilidade para ensinar sobre temas variados;
  • Elevada capacidade de argumentação e disposição para o debate;
  • Disposição para trabalhos que exijam conhecimento intelectual;  
  • Flexibilidade e facilidade/agilidade para adaptação;
  • Abertura a mudanças, enxergando-as como possibilidades de aprendizado e campo fértil para geração de novas ideias. 

 

Armadilhas do tipo

 

  • Dificuldade para lidar com muitos detalhes, o que pode levá-los a cometer erros;
  • Tendência a dispersão quando envolvido com trabalhos rotineiros;
  • Desatenção com prazos e procedimentos rotineiros;
  • Evitam assumir compromissos;
  • Focalizar demasiadamente o futuro, relegando o momento presente a segundo plano.
  • Podem parecer competitivos quando debatendo em defesa de suas ideias.
Sugestões para desenvolvimento

 

  • Invista tempo para refletir organizar seus projetos, aspecto que para os ENTPs pode ser importante para avaliar quais ideias são realmente importantes e precisam ser transformadas em realidade, trazendo assim satisfação pessoal e profissional;
  • Realizar atividades físicas para canalizar excesso de energia e atividades relaxantes quando sob tensão. Isso pode atenuar os picos de entusiasmo e quedas bruscas de energia;
  • Compreender que nem sempre é possível fazer com que o outro compreenda seus pontos de vista. Às vezes pode ser melhor simplesmente encerrar o debate, para que seus questionamentos não se tornem insistentes e sejam percebidos como provocação;
  • Avaliar a necessidade de planejar tarefas importantes e evitar desgastes em si mesmos ou nos outros ou até mesmo prejuízos materiais;
  • Avaliar a viabilidade prática e definir prioridades, evitando procrastinação;
  • Avaliar quando é necessário ouvir as outras pessoas, ao invés de tentar acolher as necessidades delas a partir de sua visão do que é o melhor para ela;
  • Cultivar a disciplina e a persistência em busca de seu equilíbrio pessoal, respeitando seus limites físicos e mentais;
  • É preciso avaliar a disposição do outro em aprender, usando empatia, para evitar explicações que sejam mais completas do que a capacidade de absorção dos interlocutores.