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Avaliação por Competências

Nosso Assessment combina uma visão externa e imparcial de um consultor técnico especialista em entrevista por competência com o Método Birkman, que é um instrumento capaz de mapear tendências comportamentais, aspectos motivacionais e interesses do profissional. 


Esse processo garante maior precisão e um diagnóstico das áreas de maior potencial e com maiores oportunidades de desenvolvimento. 

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Técnica S.T.A.R.

A entrevista por competências tem a finalidade de averiguar o grau de aderência do profissional em relação às competências organizacionais desejadas e qual o nível de desenvolvimento da pessoa.

 

A técnica S.T.A.R. utilizada se baseia no princípio de que “experiências passadas predizem ações futuras”. Consiste em direcionar perguntas visando a compreensão de situações vivenciadas pelo profissional em um contexto compreensível, de modo que se consiga entender o nível de complexidade da tarefa, as ações tomadas e, por fim, os resultados atingidos com as ações conforme quadro explicativo.

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Método Birkman

O Birkman é uma avaliação multidimensional, que permite enxergar a dinâmica de comportamentos de um indivíduo em situações nas quais suas necessidades são atendidas e naquelas nas quais isso não ocorre. 

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O Comportamento Usual é o comportamento socialmente aprendido, que pode ser visto pelas outras pessoas como a forma natural de se relacionar com o mundo. São os pontos fortes do profissional, ou em outras palavras, é o como ele entrega suas competências comportamentais quando motivado.

 

As Necessidades são necessidades implícitas raramente vistas pelas outras pessoas, mas que esclarecem as necessidades motivacionais, indicam o ambiente preferido e, muitas vezes, revela pontos fortes interiores.

 

O Comportamento sob Tensão é o comportamento contraproducente, frustrado, que é fácil de observar. É uma resposta natural – embora a pessoa às vezes não se de conta –quando as Necessidades Subjacentes não são atendidas num período prolongado de tempo. Pode ser visto por outras pessoas como defensivo, reativo, desconfortável e dispendioso. Possíveis armadilhas comportamentais, que poderão impactar os resultados.

 

As Áreas de Interesse indicam o que um indivíduo prefere fazer e como prefere direcionar suas energias. São medidas em 10 escalas que se correlacionam muito bem em mais de 160 papéis ocupacionais e carreiras.

 

Gerenciamento de Carreira que revela o grau de compatibilidade do profissional em relação a diferentes cargos e carreiras. Quanto maior a similaridade, maior a probabilidade do profissional ser bem sucedido no ramo de atuação. Também revela o estilo de liderança com o qual o profissional tem maiores chances de sucesso.

 

O Foco Organizacional oferece informações sobre a orientação do indivíduo em relação ao trabalho e sua aptidão. Identifica o enfoque natural para a resolução de problemas e o método utilizado para se envolver e influenciar pessoas.

 

MBTI e MBTI Step II

Preferimos lidar com dados e fatos ou com possibilidades? Decidimos ao fazer análises lógicas ou de acordo com nossas crenças e valores pessoais? Funcionamos melhor agindo e interagindo com pessoas ou preferimos ter tempo para reflexão? Somos mais estruturados ou flexíveis?

 

O MBTI® identifica preferências psicológicas e nos ajuda a compreender a nós mesmos e aos outros. É uma ferramenta bastante indicada para desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Geralmente utilizamos em grupos de pessoas, com o objetivo de ampliar o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, bem como facilitar integração e sinergia em equipes de trabalho.

 

Realizamos treinamentos de lideranças e equipes, especialmente em temas como Comunicação, Trabalho em Equipe e Liderança de um modo bastante abrangente.

 

Na versão STEP II, o MBTI apresenta 20 subscalas que revelam como nossas experiências de vida influenciaram a forma como manifestamos a nossa tipologia inata, ajudando-nos a compreender os desdobramentos de nossos comportamentos em situações específicas.  

 

O relatório fornece informações sobre como nossa tipologia influencia nosso estilo de comunicação, abordagem a conflitos, gestão de mudanças e enfoque para solução de problemas.

Tabela dos Tipos
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