Betel vf2018_comfortaa_G.png
Autoconhecimento e Desenvolvimento.png

Olá! Se você chegou até aqui, é porque já participou de nosso encontro ao vivo. Nas próximas linhas, nosso objetivo é propor algumas reflexões e ações simples, a fim de ajudá-lo(a) a aproveitar o conhecimento de seu Tipo Psicológico. Esperamos que ao colocar em prática estas sugestões, você consiga obter resultados positivos para seu bem estar e relacionamentos.

Gerenciamento de Energia

E   x   I

EXTROVERSÃO
Seu foco está no mundo exterior e encontra energia quando envolvidos com a ação. São espontâneos, comunicativos e buscam a interação social.

INTROVERSÃO

Seu foco está no mundo interior e encontra energia quando envolvidos com seus pensamentos. São reservados, reflexivos e seletivos socialmente.

Quando analisamos nossos resultados em Extroversão e Introversão, costumamos associar essas duas escalas imediatamente a situações relacionadas a interações sociais. Extrovertidos são geralmente espontâneos e tendem a se sentir energizados em eventos sociais ao passo que Introvertidos, mais reflexivos, tendem a “recarregar as baterias” quando podem passar um tempo sozinhos.
 

Um ponto que pode passar despercebido é justamente o impacto da frequência das interações em nossa energia. Independentemente de sua preferência, todos nós precisamos mesclar momentos de interação e isolamento, como forma de mantermos nosso equilíbrio psíquico. Deste modo, proponho um reflexão sobre o quanto você normalmente interage ou consegue ficar algum tempo sozinho no trabalho. Avalie se ao chegar em casa ou nos finais de semana, sente mais falta de interação ou de contato com as pessoas.


Esse simples exercício vai mostrar o quão bem tem gerenciado e respeitado suas demandas de Extroversão ou Introversão. Aprenda a respeitar suas demandas internas!

Percepção da Realidade

S   x   N

SENSAÇÃO

Coletam informação utilizando os cinco sentidos. Confiam em dados, fatos concretos e em experiências passadas.
São realistas e práticos.

INTUIÇÃO

Coletam informações utilizando a intuição. Confiam em conceitos e ideias abstratas e enxergam possibilidades futuras. São imaginativos e criativos.

A relação entre Sensação e Intuição geralmente pode trazer impactos significativos na forma como nos comunicamos. Quem prefere a Sensação irá apresentar dados e fatos para embasar seus pontos de vista, ao passo que quem prefere Intuição geralmente dará valor à interpretação que faz dos fatos. Se deseja ser claro e mais convincente, busque equilíbrio nesse sentido.

 

Como alguém que tem preferência pela Sensação, ao analisar uma situação, procure ir além das evidências de que dispõe, tentando imaginar quais outras explicações são plausíveis além daquelas que presumiu inicialmente. Não aceite a primeira resposta certa. Busque outras!

 

Como alguém que prefere a Intuição, aprenda e selecionar um mínimo de informações relevantes que corroborem seu ponto de vista, mas não se esqueça de dar interpretações conectadas a estes mesmos fatos ou pode transparecer que suas ideias são soltas e sem lastro na realidade minando a credibilidade de suas hipóteses. Dê embasamento para suas ideias!

Tomada de Decisão

T   x   F

PENSAMENTO (T)

Decidem com base na lógica e em princípios universais. São objetivos,  racionais e valorizam resultados.
 

SENTIMENTO (F)

Decidem com base em sentimentos e valores pessoais. São empáticos, pessoais e valorizam os relações.

Curiosamente, as pessoas confundirem sua preferência entre Pensamento e Sentimento é algo mais comum do que parece. Vale ressaltar que tanto o Pensamento quanto o Sentimento são processos que usamos para tomar decisões e justificar nossos pontos de vista e, portanto, estão sujeitos ao domínio da razão.

 

Pode ser bastante desconfortável para uma pessoa com preferência por Sentimento, aceitar uma decisão lógica em desarmonia com seu senso de justiça pessoal. O contrário também é verdadeiro. Decisões baseadas em valores e crenças, que não encontrem respaldo na lógica impessoal, podem ser indigestas para pessoas lógicas.

 

Usar a empatia pode ser desafiador especialmente para quem prefere o Pensamento. Antes de se conectar com os sentimentos do outro é preciso se conectar com seus próprios sentimentos. Avalie o cenário em sua perspectiva pessoal e tente imaginar como o outro eventualmente pode estar se sentindo com a situação e o que realmente necessita ou deseja. Talvez seja possível alavancar resultados se conseguir o compromisso individual dos envolvidos. Ouça com empatia!

 

Se você prefere o Sentimento, lembre-se que seus valores não podem sobrepujar os valores das outras pessoas. Cada indivíduo tem o direito de ter sua própria visão de mundo. Nas divergências, usar a lógica do Pensamento pode ser o recurso essencial para obtenção de soluções focadas no resultado final mais adequado para o negócio e para evidenciar que vontades ou necessidades individuais de membros da equipe não podem ser prioridade em projetos coletivos. Faça acordos!

Estilo de Vida

J   x   P

JULGAMENTO

Têm estilo de vida estruturado. São decididos, sistemáticos e planejados em busca de objetivos. Valorizam métodos e organização.

PERCEPÇÃO

Têm estilo de vida adaptável. São abertos, situacionais e interessados em novas experiências. Valorizam espontaneidade e flexibilidade.

A relação entre Julgamento e Percepção costumam trazer conflitos quando a execução de uma tarefa depende da conclusão de tarefas realizadas por outras pessoas, especialmente no trabalho. Quando os prazos são curtos e há pouca margem de flexibilidade, pode se tornar ainda mais desafiador. 

 

Quem prefere o Julgamento trabalha a partir de definições. Por isso são mais estruturados. Pessoas com preferência pela Percepção, costumam priorizar a flexibilidade no planejamento, de maneira que consigam manter as opções em aberto e fazer ajustes no percurso, conforme suas novas descobertas.

 

Se você é J, reconheça que mudanças são comuns e necessárias. Focalize seu comprometimento com os objetivos e exercite seu desapego em relação aos planos. Se as prioridades mudarem, o planejamento não pode ser engessado, mas deve ser ajustado conforme as mudanças impostas.  Cuidado para não se apaixonar pelo plano e  perder de vista os objetivos que o justificaram. Combine com seus colegas "Ps" reuniões periódicas para poder acompanhar o andamento das tarefas mais importantes.

 

Se você é P, identificar com clareza as prioridades e os prazos finais para cada tarefa ou entrega específica. Desta maneira, poderá fazer ajustes no percurso, sem perder de vista aquilo que foi combinado. Cuidado com o impacto de suas mudanças de rota nos envolvidos  com a entrega. Invista em um canal de comunicação constante com seus colegas. Manter seus colegas "Js" informados, transmitirá segurança e evitará surpresas desagradáveis para eles ou cobranças inesperadas para você. 

Bom trabalho e boa sorte!